Métricas nos testes de software


Tema de minha monografia, farei uma prévia e quem se interessar mais pelo assunto pode me contatar.

O teste de software revela a presença de defeitos, se as exigências de qualidade de software estão sendo seguidas e geram métricas para verificar a efetividade e a eficiência das atividades e desenvolvimento de software.
As métricas de teste tendem a indicar o aumento no número de defeitos e problemas no processo de desenvolvimento, indicar se um processo está sob controle e se os objetivos estão sendo atingidos.

Podemos utilizar as métricas de teste para:
       Reportar a situação do teste
       Avaliar a qualidade do produto
       Analisar defeitos
       Avaliar risco do projeto
       Medir o progresso contra as metas
       Melhorar as técnicas de estimativa
       Medir a eficácia do processo de desenvolvimento
       Identificar melhorias necessárias em processos

Devido a grande variedade de métricas de teste, se torna devidamente importante definir quais delas devemos utilizar, pois pode acontecer de o resultado não ser significativo ou útil para o processo atual de melhoria. Por isso, é importante que sejam capturadas e utilizadas corretamente, de maneira que auxiliem na melhoria do processo de desenvolvimento do software através de informações objetivas e pragmáticas para iniciativas de mudanças do processo.

As métricas de teste de software existentes estão distribuídas em métricas de processo, de produto e de projeto.
Métricas de Processo servem para auxiliar no controle da qualidade do processo de testes. Ex: Mudanças no escopo, fase em que o defeito foi encontrado, número de caso de testes, probabilidade de defeitos, etc.
Métricas de Projeto servem para planejar o desenvolvimento e avaliar a qualidade dos produtos. Ex: tempo necessário para executar um teste, tempo disponível para o esforço de teste, etc.
Métricas de Produto servem para auxiliar no controle da qualidade do produto que está sendo testado. Muitos relatórios são gerados a partir desse tipo de métrica, como, por exemplo, os relatórios de defeitos. Tais relatórios são muito importantes para a avaliação da qualidade do software.

A qualidade é uma medida de confiabilidade, de estabilidade e de desempenho do software, e se baseia fortemente na avaliação dos defeitos encontrados durante os testes, que variam de simples contagens a estatísticas mais complexas. Tais defeitos são um indicativo de necessidade de mudança, pois o objetivo do teste não satisfez aos requisitos. A avaliação dos defeitos estima a confiabilidade do software atual e prevê como será a confiabilidade na continuação dos testes e a eliminação dos defeitos.

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